terça-feira, 27 de maio de 2014

Conheça os melhores lugares do mundo para observar o céu

Quem admira noites de céu limpo e estrelado vai achá-las ainda mais incríveis se conhecer os locais listados abaixo.
Eles reúnem condições que os tornam os melhores lugares da Terra para observar o céu. "A primeira é a baixa nebulosidade - precisa ser um local de clima seco", explica o professor de astronomia da USP, Eduardo Serra Cypriano.

A segunda característica, de acordo com ele, é não haver poluição luminosa, já que a iluminação das cidades diminui o contraste entre a escuridão do céu e o brilho dos astros, fazendo com eles fiquem menos visíveis. "Na cidade de São Paulo, por exemplo, você só consegue enxergar quatro estrelas do Cruzeiro do Sul. Conforme caminhamos para o interior do estado, onde há menos luzes, vemos muito mais", diz Cypriano.

Por fim, os lugares altos são favoráveis porque neles há menos atmosfera entre o observador e os astros. Quanto mais atmosfera, pior a visibilidade porque o movimento dela prejudica a nitidez.

Essas características, em conjunto, justificam a localização dos principais observatórios do mundo, que frequentemente coincide com os melhores lugares para examinar sem instrumentos. "Em geral, onde o telescópio é colocado é também o melhor lugar para observar o céu a olho nu", afirma Cypriano.

Veja quais são esses lugares:

DESERTO DO ATACAMA, CHILE


Espremido entre a cordilheira dos Andes, ao leste, e a cordilheira Domeyko, a oeste, o deserto do Atacama é uma das regiões mais secas do planeta. Quase não há nuvens e poluição luminosa e a altitude é alta, o que explica o fato de o lugar ser coalhado de observatório profissionais. Lá, é possível ter uma ótima observação do céu do hemisfério sul, incluindo o centro da Via Láctea e as Nuvens de Magalhães.

VULCÃO MAUNA KEA, HAVAÍ


A proporção de noites de céu limpo com relação a noite nebulosas nesta parte da ilha no Havaí é uma das maiores do mundo. O tempo é seco, a atmosfera é estável e as luzes urbanas estão muito distantes, o que deixa o céu extremamente escuro.

MONTANHA AORAKI MACKENZIE, NOVA ZELÂNDIA


A montanha fica na ilha sul da Nova Zelândia e recebeu da Associação internacional do Céu Escuro (IDA, na sigla em inglês), o certificado de Reserva Internacional de Céu Escuro. O motivo, claro, é a pouca luminosidade artificial do lugar, o que o torna bom para observações noturnas do céu.


KRUGER NATIONAL PARK, ÁFRICA DO SUL


O parque tem cerca de dois milhões de hectares e é muito procurado para safáris nas savanas sul-africanas. Por ser seca e pouco nebulosa, a região também é ótima para observar o céu. A única desvantagem é a baixa altitude.

RESERVA NATURAL NAMIBRAND, NAMÍBIA


Ainda na África, a reserva NamibRand é um dos destinos mais procurados do mundo para observar o céu devido ao tempo seco, à pouca nebulosidade e à baixa poluição luminosa. Do lugar, há excelente visão das constelações do hemisfério sul.

KIRUNA, SUÉCIA


A grande atração em Kiruna é a aurora boreal, um belíssimo fenômeno natural. Ele resulta de distúrbios magnéticos gerados pela colisão entre partículas emitidas pelo Sol e átomos da atmosfera terrestre. É possível observar a aurora boreal entre setembro e março.

NOVO MÉXICO, ESTADOS UNIDOS


O estado abriga diversas antenas astronômicas de rádio, mostradas no filme "Contato". A altitude, o clima seco e a baixa nebulosidade permitem visão excepcional dos planetas Vênus e Mercúrio e de constelações como Órion, Gêmeos e Touro.

TENERIFE, ILHAS CANÁRIAS


Na maior ilha do arquipélago de Ilhas Canárias, o céu é ótimo para observação durante o dia. Lá estão instalados alguns dos melhores telescópios solares do mundo e são realizados importantes estudos sobre o Sol.

fonte: http://www.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário