Para ter uma ideia, o Kindle vendido para o Brasil sai por US$ 546,30 enquanto nos EUA ele custa US$ 259. Já o Windows 7 Home Basic tem preço de venda de R$ 329 no Brasil, enquanto na China o mesmo pacote custa R$ 100.
E o Brasil vence (em preço em dólar) também se comparado a outros mercados, como Japão e Inglaterra. Veja abaixo o comparativo de preços de uma licença do Windows 7 Home Premium (a mais barata vendida em todos os países), da versão internacional do Kindle e do iPod Nano 8GB em cinco países distintos: Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e China.
E não é só no valor em dólar que o Brasil apresenta os preços mais caros dos novos lançamentos. Em termos de poder de compra, é usado o índice Big Mac que compara o preço do lanche do McDonald's em 120 países, e fornece uma taxa de conversão.
Para comprar um Kindle no Brasil, seria preciso economizar o preço de cerca de 136 Big Macs. Já nos EUA, seria quase a metade, 73. Só no iPod Nano de 8G, entre os produtos comparados, é que o Brasil não lidera. Na China, o aparelhinho é mais barato em dólar, mas é mais caro se levado em conta o poder de compra da população pelo índice Big Mac.
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2009/10/28/ult4213u868.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário